Autoestima e as percepções de si mesmo
- Laura Pereira Psicóloga
- 19 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
Um dia alguém te diz que sua "autoestima está baixa" porque você está se sentindo feio, ou infeliz com o que vê no espelho, mas a autoestima é muito mais que isso... ela fala de como me percebo diante de tudo o que acontece comigo em minha vida. Como me vejo, me percebo e me aceito, diz muito sobre as escolhas que faço e como me posiciono no mundo. Costumo dizer que a autoestima tem mais a ver com o quanto estou de bem com a vida...e essa medida é a que uso para perceber como estão as minhas percepções sobre mim.

Para você perceber como você está sentindo sobre você, normalmente uno a quatro conceitos da psicologia que são bem úteis para saber como anda sua autoestima:
Autoimagem - Como você se percebe no mundo, com relação à corpo, existência, como você se vê, se percebe enquanto forma física.
Autoeficácia - O quanto você se sente capaz de realizar coisas novas, aprender, ser bom no que gosta de fazer.
Autoconfiança - O quanto confio em mim mesmo para enfrentar os desafios que a vida me impõe.
E também muito importante... Autoconceito - Como é a minha percepção sobre quem sou, meus valores, e o que acho de mim. Me ajuda muito a fazer boas escolhas.
O autoconhecimento, saber sobre mim, quem sou, as coisas que gosto, quais são meus valores, ajuda muito a perceber como está indo o meu sentido da vida, se estou levando a vida de uma maneira saudável, ou se está faltando algo mais.
Como escolho as pessoas por perto, as coisas que vou viver e nas coisas em que vou acreditar, e o que vou apoiar, tem muito a ver com como está minha autoestima, ou seja, se estou bem comigo mesmo no mundo e na vida.
Vale a pena se observar e cuidar dessas coisas que nem sempre pensamos, não é mesmo?!
Espero que tenha ajudado e faça sentido para você!
Super beijo!
Laura Pereira
Psicóloga
CRP 06/0146318
Comments