top of page

Limites e o autocuidado

  • Foto do escritor: Laura Pereira Psicóloga
    Laura Pereira Psicóloga
  • 23 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Quando falamos de limites, nos remete a algo que precisamos de pulso firme para lidar, ou até mesmo, possibilidades de dizer não.

Incluir limites nas relações tem a ver com eu saber qual é o meu espaço e respeitá-lo, cuidando do que entra e sai dele, de acordo com o que é bom e faz sentido para mim. Isso quer dizer reconhecer as forças e fraquezas que vem de dentro, e também, as possibilidades de dizer sim e não para si mesmo e para o outro. Esta tarefa nem sempre é fácil, mas quando damos o devido valor a quem somos, validando o que sentimos, nossa existência e nossos desejos, possibilitamos estar "abertos" para receber as sementes que fazem bem para nós.

Quando falo de limites, gosto de ilustrar trazendo à percepção de um jardim. Se temos um jardim florido, bem cuidado, que dá flores e frutos, podemos deixá-lo livre para que as pessoas transitem por cima do gramado, por cima das flores? Se você não quiser que este jardim seja "destruído", provável que a resposta é não.

Por isso, construímos jardins belos, que podem ser vistos, admirados, porém, nem todos podem transitar por entre as flores. Há de ser estabelecido um limite, com calçadas, degraus ou cercas, para que o jardim não seja prejudicado. É neste sentido de preservação da individualidade, que podemos cuidar de nós, de nossos anseios e desejos, de nosso ser, enquanto alguém que amamos e admiramos. Portanto, se necessário, cuide para estabelecer até onde as relações, o outro, podem dizer a você o quanto quer ou não que você mude, seja, queira, estabelecendo os limites de aceitação e até mesmo, cercar o jardim, se preciso. Você deve ser a pessoa que diz o que é bom ou ruim para você, ou que flores ou frutos quer plantar no seu jardim. Um bom autoconhecimento, preserva o autocuidado, a liberdade e a individualidade e colabora para que possamos nos posicionar sem ferir, sendo nossa "decisão", sim ou não. "A liberdade é a capacidade do homem de assumir seu próprio desenvolvimento. É nossa capacidade de moldar a nós mesmos." Rollo May

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo
Tempo, tempo, tempo...

O que você faz com o tempo que tem? O se conhecer e se amar dependem de muitos cuidados ao mesmo tempo, porque estar vivo já é um desafio...

 
 
 

Comments


Tel: (11) 963869206

© 2020. Criado com Wix.com

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn ícone social

Avenida Trindade, 254, Bethaville, Office Bethaville, sala 1309, Barueri/SP, cep 06404-326, Brasil

bottom of page